FAÇA AQUI SUA PESQUISA:

Barra horizontal

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Conecte-se ao que importa: um manual para a vida digital saudável – Pedro Burgos

conecte-se ao que se importa
Como devemos nos portar quando estamos em grupo com o nosso querido smartphone?

Olhar o Facebook, Instagram, Twitter? Responder aquela mensagem genérica no WhatsApp onde um colega do trabalho mandou com uma foto com uma piada ou simplesmente compartilhar aquela foto linda do gatinho correndo atrás de “sei lá o quê”?

Pedro Burgos traz a tona questões como privacidade, entendimento dos termos de uso de serviços na web e uso saudável da internet. Tudo isso sem uma verdade universal, de forma leve nos fazendo pensar em qual a melhor forma de agir digitalmente e na vida real.

Conecte-se ao que importa começa falando sobre assuntos recorrentes nas mesas de almoços de família, o uso excessivo do smartphone, principalmente entre os jovens.

Hoje em dia os jovens estão muito mais focados nessa pequena tela, não apenas eles, adultos também ficam cada vez mais tempo entretidos pelo poder que se encontra em seus bolsos. Mas como podemos controlar nossos impulsos? Esse uso nos prejudica? Como utilizar ao nosso favor? O super compartilhamento das nossas vidas nas redes sociais geram algum transtorno? Para quem e de que forma?

Na segunda parte do livro, Burgos nos traz questões de extrema importância e que antes não considerávamos, mas após as revelações do famoso Snowden ficaram cada vez mais em pauta. Privacidade e uso de dados pessoais.

Como grandes empresas com o Google e Facebook, por exemplo, lidam com todos os dados que obtêm dos usuários a cada interação na internet? Quais os dados que eles possuem e para quem e como os entregam? Sabemos o que estamos oferecendo em troca de serviços gratuitos?

Por último, mas não menos importante, a pirataria e monetização dos sites são assuntos também colocados em pauta.

Qual o problema causado pela sensação que temos na internet de que não é preciso pagar por conteúdo. A propaganda (a alma do negócio) se tornou a maior financiadora de todo produto colocado na web, isso se sustenta? Até quando?

Todos esses assuntos podem parecer complicados, densos e até chatos, tudo coisa de nerd. Mas o autor não deixa isso acontecer e ainda mostra toda a preocupação que devemos ter, afinal de contas são pessoas reais que se encontram por detrás de cada fotos, perfil e url.

Pedro Burgos não fica procurando ter a verdade absoluta, mas apresenta argumentos para cada situação e nos deixa abertos a concluir da melhor maneira que nosso pensamento nos levar.

Divirtam-se e boa leitura.

P.S.: Para saberem um pouco mais sobre o livro na voz do próprio autor recomendo o podcast do Manual do Usuário onde o Ghedin conversa com Pedro Burgos.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.