PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

sexta-feira, 30 de março de 2012

E Tem Outra Coisa... - Eoin Colfer

"E Tem Outra Coisa..." é o sexto livro da trilogia de cinco do Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams (sim) e foi escrito após sua morte. "Como?", você me pergunta. Não, não foi psicografia ou qualquer outro meio mediúnico, mas sim Eoin Colfer (autor da série Artemis Fowl), que se viu encarregado de realizar tal tarefa.

Obviamente todos os fãs alucinados de Douglas Adams torceram o nariz pra essa ideia, da mesma forma que os fãs alucinados de qualquer livro ou saga se comportam quando resolve surgir uma adaptação pro cinema, por exemplo. Simplesmente não há maneira de ficar totalmente fiel aos originais, pelo fato óbvio que de que não foi Douglas Adams que escreveu.


Eu sou fã declaradíssima de Douglas Adams (então preparem-se que esse relato não vai ser nem um pouco imparcial), mas achei o livro muito bom. Colfer seguiu muito bem o estilo de Douglas Adams, mas não se prendeu totalmente aos seus padrões, quis inserir a sua marca no texto, as suas piadas e o seu estilo, o que acabou resultando em uma ou outra diferença. Não o julgo por isso, aliás, foi ele quem escreveu o livro, e não o falecido. 

Colfer também puxou a brasa pra sua sardinha. O autor é irlandês e não se fez de rogado ao inserir personagens de seu país e utilizar muita mitologia nórdica. No começo, isso me confundiu um pouco, pois não sou muito íntima dessa mitologia e comecei a achar o livro um pouco chato, mas depois que você se adapta às novas citações, o texto corre bem.

Resumindo bastante a história do livro: Arthur encontra-se velho, cheio de rugas e extremamente feliz e calmo numa praia paradisíaca vivendo numa cabana de bambu. De repente o cenário se esvai e ele se vê na cena do último livro de Douglas Adams:  em outra dimensão, na Terra prestes a ser destruída (o que já virou uma constante). Junto com ele, estavam Ford Prefect, Trillian e Random, que também haviam passado um longínquo tempo numa realidade alternativa criada pelo Guia do Mochileiro 2.0.

E agora? Como vão escapar da morte iminente? Por que Ford está com a costumeira cara de ressaca? E por que Random e Trillian estão irremediavelmente chateadas uma com a outra? E qual é a desses vogons que não se cansam de exterminar os Terráqueos até o último ser vivente?

Colfer apresenta o desenrolar da história em 3, até 4 frentes paralelas, que vão evoluindo simultaneamente, até chegar a um final estranho e absurdo, como de costume.

1 comentários:

Douglas Barbosa Fernandes disse... [Responder comentário]

oi, gostei do q falou sobre o livro, que por sinal ainda não li, e agora fiquei com muita vontade de lê-lo.
por acaso tu não tem um pdf dele aí não?

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.