PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O misterioso caso de Styles - Agatha Christie

Como se não bastasse o desafio de ler 50 livros em 12 meses, outra lista tem rolado em alguns blogs de literatura, desta vez sem prazo definido: ler pelo menos uma vez todas as obras da rainha do crime, Agatha Christie. Como eu não era grande conhecedora dela, apesar de ter uma grande biblioteca da autora em casa, gostei da ideia e peguei na internet a ordem das obras completas. Afinal, se é para ler tantos livros da mesma autora, que seja na ordem cronológica!

"O misterioso caso de Styles" é o primeiro da lista. Lançado em 1920, é também a primeira história em que aparece o tão famoso detetive belga Hercule Poirot, que vai acompanhar os leitores durante grande parte dos livros de Agatha Christie - em Portugal, inclusive, o livro foi traduzido como "O primeiro caso de Poirot". O caso começa com o sr. Hastings visitando um velho amigo, John Cavendish, na cidade de Styles. John mora em uma mansão com a mãe, uma senhora casada pela segunda vez, o novo marido da mãe, a esposa, o irmão e alguns empregados.

Por ser uma senhora muito rica, todos estão de olho na herança da senhora Cavendish, que morre durante a noite aparentemente vítima de um envenenamento. Hercule Poirot, também velho amigo da senhora Cavendish, é chamado por Hastings para analisar o caso e utiliza seus meios estranhos e questionáveis para chegar a conclusões lógicas, bem no estilo Sherlock Holmes.

Não acredito que alguém consiga chegar ao veredito antes de Poirot explicar todo o caso. Infelizmente não é um daqueles livros em que você pode acompanhar a investigação e apresentar os seus próprios suspeitos, mas a parte mais divertida é que todos na casa tem motivos, métodos e oportunidades para assassinarem a senhora Cavendish, por isso todos são suspeitos e alguns nem sabem direito o seu próprio grau de inocência.

Agatha Christie já mostra ao que veio no seu romance de estreia, mas percebe-se ainda um grau de amadorismo que denuncia ser o primeiro livro da autora. Nada que tire o brilho da rainha do crime ou o interesse do leitor sobre Poirot.

2 comentários:

Roseli de Araujo Gomes disse... [Responder comentário]

Boa Tarde Carol!
Estou nesse deafio também, e como você tenho alguns livros da Agatha e sempre tive a curiosidade em que ordem foram lançados e com esse desafio estou tendo essa oportunidade..

Bjins e boa sorte na jornada, me comprometi a ler 20 livros nesse ano, se passar disso é super lucro..

Raquel Linhares disse... [Responder comentário]

Eu li o livro O Caso dos 10 Negrinhos e não curti muito não... Quem sabe depois que eu ler a pilha de 6 livros que está no meu criado mudo eu tente vencer essa primeira impressão e leio outra obra?

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.