PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

terça-feira, 29 de junho de 2010

Por que ler resumos de livros?!?

Resumo pra queNós acompanhamos de tempos em tempos o andamento do blog pelo Google Analytics. Devo dizer que temos um público fiel e ficamos felizes por isso, mas tem uma coisa que me incomoda demais nos nossos números. A quantidade de entradas no blog a partir das buscas nos sites de pesquisa onde uma das palavras chaves é resumo.

Não menos de um sexto das palavras buscadas tinham em seu conteúdo o termo resumo, e isso me fez pensar muito no que isso pode significar.
O que faz com que uma pessoa vá atrás de um resumo de um livro que nem ao menos é conhecidamente um livro didático? Por que alguém não teria o interesse em ler um livro tão comentado pela mídia ou até mesmo recomendado por um amigo ou parente?

Qual o objetivo ao se procurar um resumo de qualquer mais vendido que esteja nas livrarias? Se a questão seria os preços dos livros e com o resumo você tem acesso à história de maneira gratuita, busque o livro digitalizado ou algo do tipo. Não sou a favor desse tipo de pirataria, nem encontrarão algo assim aqui no blog, mas pelo menos é a busca do conhecimento. Em que o resumo acrescenta a um indivíduo, eu não sei.

Escondendo detalhes

Os resumos de livros tem como principal objetivo, muitas vezes, apresentas os personagens, uma rápida apresentação da história e muitas vezes esclarecer situações relevantes. Mas muitos detalhes ficarão perdidos e o leitor perderá uma ótima oportunidade de exercitar sua própria imaginação, a capacidade de criar cenários e visuais a partir de um ponto em comum com outros leitores. Nada mais divertido do que conversar com amigos sobre uma mesma história e perceber que em vários pontos cada um teve uma percepção do que estava ocorrendo e acima de tudo, imaginar as situações acontecendo de maneira completamente diferente.

Leitura paresO livro pelos olhos de um terceiro

Ao se atentar apenas na leitura por um resumo de livros você terá a opinião e a visão de um terceiro. Nunca saberá realmente se a percepção da história realmente é a sua. Se o que você tem na cabeça é realmente o que você pensaria sobre a história do tal título.
Outra coisa é que a cada livro lido você tem um crescimento como pessoa e indivíduo. Acrescenta na sua personalidade situações vistas, passa a entender de maneira diferente as decisões tomadas pelos personagens e passa a questionar se as decisões tomadas foram as melhores ou até se teria tomado essas mesmas decisões caso estivesse no lugar do personagem.

Concluindo

O que eu quis dizer hoje nesse artigo é que não vejo vantagem nenhuma na leitura de resumos de livros. Não sou sínico para dizer que nunca tentei recorrer a esses artifícios, mas hoje, até escrevendo aqui no blog, percebi que os resumos são mais destrutivos para nosso engrandecimento intelectual do que não ler o livro. Essa pelo menos é a minha opinião.

E você, o que acha da leitura de resumos de livro? É a favor, contra? Acha que acrescenta alguma coisa ao leitor?

Abraços a todos,

E boa leitura… De livros completos.
  • Não deixe de votar na nossa enquete sobre resumos de livros. Ela está aí na barra lateral;
  • E não se esqueça de votar no Histórias para Ler no TOPBlog 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.