PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tolkien, uma Biografia - Michael White

Tolkien, uma biografiaUm dos autores mais importantes para o gênero de Fantasia na história da literatura mundial. J. R. R. Tolkien viveu de maneira difícil na infância, guerreira na juventude e brilhante em sua fase adulta.

Tolkien criou a maior mitologia literária que já ouvi comentários. Ela tem desde toda uma terra, com reinos, climas, estações até toda a história de vários povos durante milhares de anos, da criação da Terra Média até depois da Segunda Guerra do Anel.

Sua biografia é uma leitura obrigatória para os fans de fantasia do mundo todo. Leitores de As Crônicas de Nárnia, Harry Potter, claro, O Senhor dos Anéis e muitos outros títulos. Sem contar os jogadores de RPG, onde a maioria das raças dos mundos de fantasia foram tirados de suas histórias.

Quando Tolkien passa a ter percepção da vida já está na África do Sul e tem pouco contato com seu pai e isso só faz fortalecer a relação com sua mãe que ao se tornar católica transmite a Tolkien toda sua fé.

Tolkien tem um irmão mais novo e durante sua infância passou grande parte do tempo brincando em bosques fantasiando sobre Dragões e grandes aventuras (qualquer semelhança com Smaug ou Tom Bombaldil seria coincidência?).

Um ótimo aluno e estudioso de línguas desde o início darão a Tolkien o conhecimento para a criação de tantos idiomas, gramáticas e caligrafias que veremos em seu mundo.

Em sua vida adulta, Tolkien participa no front de batalha na Primeira Grande Guerra, talvez daí venha o motivo das grandes aventuras em seu mundo ocorrerem em tempos semelhantes, e durante esse período se iniciam os primeiros rabiscos de O Silmarillion.

Já mais velho o escritor se torna professor em Oxford onde encontra outras grandes mentes, como C. S. Lewis com quem mantem durante um grande tempo de sua vida uma boa amizade, mas que ao fim se esvai por caprichos.

É engraçado percebermos que Tolkien se torna um escritor já digamos velho. E só se torna o grande autor hoje reconhecido muito depois, sem contar que até hoje sofre grande preconceito de alguns críticos.

É fantástico vermos o que Tolkien fez para que sua obra fosse publicada da maneira que achava ser a correta e mais ainda a grande batalha que foi para ele criar toda a história. O Senhor dos Anéis demorou anos para ficar pronto e hoje é base para a maioria, se não for todas, as grandes histórias de fantasia que existem na literatura moderna.

Não deixem de ler esse livro, tenho certeza que depois dele a vontade de ler todas as histórias criadas por Tolkien virão a tona. E não são poucas.

Aqui no blog temos comentários sobre algumas, infelizmente ainda não tive a coragem de escrever sobre O Senhor dos Anéis, mas quem sabe em breve.

Seguem alguns títulos já comentados.

Divirtam-se.

E claro, boa leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.